quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Só para descontrair!

Tudo no mesmo lugar

Imagine poder usar o celular para tirar foto, mandar e-mails, produzir pequenos documentários, falar e ainda fazer transações comerciais. Pois é exatamente isso que pesquisadores da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unicsul) estão criando. A nova tecnologia recebeu o nome de WapCash Mobile Payment, algo como pagamento móvel por tecnologia WAP.

O objetivo é que em um aparelho comum seja possível realizar todos os tipos de transações comerciais. De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcelo Medeiros, a grande vantagem está em não mais precisar sair de casa com um turbilhão de cartões bancários. "É um pagamaneto seguro e que vai diminuir, ao ponto de terminar, com o uso de cartões de débito".

A segurança do sistema ainda está sendo testada, mas os pesquisadores afirmam que a novidade será um sucesso proporcional ao da venda de celulares. "Hoje em dia, é mais fácil esquecer em casa a carteira de dinheiro do que um telefone celular", finaliza Medeiros.

Convertendo áudios

Dica do dia: é possível transformar em .WAV e .MP3 seus arquivos de áudio do celular. O problema é simples, mas gera muita confusão. A maioria dos celulares com gravador salva os arquivos no formato .AMR (Adaptive Multi-Rate Codec), que não pode ser ouvido e muito menos editado por programas de áudio, como o SoundFourge.

Acontece que a Sony Ericson criou um programinha (bem pequeno, por sinal) que resolve todos os nossos problemas. E o melhor ele serve para diversos celulares, não se restringe apenas aos modelos da marca fabricante do software.

O nome do programa é Mobile AMR Converter e está em sua versão 1.5.0. Ele pode ser encontrado em versão gratuita no Baixaki. Ele tem apenas 649 kb e roda wm Windows 2000 e XP.

Novo Nokia com tecnologia GPS

A tradicional pergunta dos filmes de amnésia, "Quem sou eu? Aonde estou?", acaba de ser parcialmente resolvida! É que a Nokia anunciou, no dia 28 de agosto, o lançamento do novo modelo 6263, que virá com a tecnologia GSP (Global Positioning System) embutida. Este será o primeiro celular comum (não inteligente) com essa opção.

Para os brasileiros mais ansiosos a dica é se desesperar. O novo Nokia será lançado, por enquanto, apenas nos Estados Unidos, sem previsão de lançamento por aqui.

A Nokia se antencipou em GPS também nos modelos inteligentes, lançando o N95 e o E90. Para quem deseja o produto a solução mais viável (e ainda bem salgada) é o 6110 Navigator, que pode ser encontrado no MercadoLivre por R$1.999,00.

Para Carolina Milanesei, especialista em telefonia celular do instituto de pesquisas Gartner, "a navegação por GPS será a função evolutiva de maior sucesso nos celulares ao lado da música".

Windows x Linux (até no celular!)

Jogo rápido: smartphones nada mais são que PDAs que fazem ligações. O que está em jogo agora é outra coisa: qual sistema operacional é melhor em smatphones? Pois é, a clássica briga entre Windows e Linux foi transposta para nossos aparelhinhos de mão.

Quando a Palm lançou o Treo700w colocou o Windows Mobile para rodar seus aplicativos. Pois bem, eis que pouco tempo após seu lançamento, chegou o brinquedo/aparelho preferido dos executivos e moderninhos de plantão: o Blackberry, que veio para mudar a opinião de quem achava que Internet pelo celular é algo ineficiente e demorado. Resultado: as vendas da Palm cairam imensamente.

Com o tempo os smartphones, que usavam o Windows Mobile, foram se multiplicando e ganhando credibilidade. Até que as empresas perceberam que gastar dinheiro com licença de software é uma grande bobagem. É nesse ponto que o Linux ressurge. A má aceitação do meio corporativo pelo sistema operacional, criado por Linus Torvalds, não chegou aos aparelhinhos. A Motorola foi uma das primeiras em investir nesse caminho e garantiu a venda de seus aparelhos. A compatibilidade foi total!

Um ótimo exemplo é o Motorola A1200i. O celular é bastante moderno: tem tecnologia Bluetooth (transmissão de dados), câmera de 2.0 megapixels, tela sensível ao toque, pode armazenar até 2 gigas de dados (com cartão de memória), é atualmente o menor smartphone no mercado e, com tudo isso, usa o sistema Linux.

A conclusão que podemos chegar é bastante simples. Se você é daqueles que preferem se garantir e prosseguir com uma tecnologia que não precisa provar mais nada, fique com o Windows Mobile. Agora, se é dos que gostam de se aventurar pelas novas tecnologias e tendências, teste o Linux. Belchior, cantado por Elis, já dizia: "o novo sempre vem". Pois que venha, afinal.