Jogo rápido: smartphones nada mais são que PDAs que fazem ligações. O que está em jogo agora é outra coisa: qual sistema operacional é melhor em smatphones? Pois é, a clássica briga entre Windows e Linux foi transposta para nossos aparelhinhos de mão.
Quando a Palm lançou o Treo700w colocou o Windows Mobile para rodar seus aplicativos. Pois bem, eis que pouco tempo após seu lançamento, chegou o brinquedo/aparelho preferido dos executivos e moderninhos de plantão: o Blackberry, que veio para mudar a opinião de quem achava que Internet pelo celular é algo ineficiente e demorado. Resultado: as vendas da Palm cairam imensamente.
Com o tempo os smartphones, que usavam o Windows Mobile, foram se multiplicando e ganhando credibilidade. Até que as empresas perceberam que gastar dinheiro com licença de software é uma grande bobagem. É nesse ponto que o Linux ressurge. A má aceitação do meio corporativo pelo sistema operacional, criado por Linus Torvalds, não chegou aos aparelhinhos. A Motorola foi uma das primeiras em investir nesse caminho e garantiu a venda de seus aparelhos. A compatibilidade foi total!
Um ótimo exemplo é o Motorola A1200i. O celular é bastante moderno: tem tecnologia Bluetooth (transmissão de dados), câmera de 2.0 megapixels, tela sensível ao toque, pode armazenar até 2 gigas de dados (com cartão de memória), é atualmente o menor smartphone no mercado e, com tudo isso, usa o sistema Linux.
A conclusão que podemos chegar é bastante simples. Se você é daqueles que preferem se garantir e prosseguir com uma tecnologia que não precisa provar mais nada, fique com o Windows Mobile. Agora, se é dos que gostam de se aventurar pelas novas tecnologias e tendências, teste o Linux. Belchior, cantado por Elis, já dizia: "o novo sempre vem". Pois que venha, afinal.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário